Texto jornalístico amplamente divulgado nos meios de comunicação de massa, a reportagem informa, de modo mais aprofundado, factos de interesse público.
A reportagem não possui uma estrutura rígida. Desenvolve-se a narrativa do facto principal, ampliada e composta por meio de citações, trechos de entrevistas, depoimentos, dados estatísticos, pequenos resumos, dentre outros recursos. É sempre iniciada por um título, como todo texto jornalístico.
O objetivo de uma reportagem é apresentar ao leitor várias versões para um mesmo facto, informando-o, orientando-o e contribuindo para formar a sua opinião.
A linguagem utilizada nesse tipo de texto é objetiva, dinâmica e clara, ajustada ao padrão linguístico divulgado nos meios de comunicação de massa, que se caracteriza como uma linguagem acessível a todos os públicos. Embora seja impessoal, às vezes é possível perceber a opinião do repórter sobre os factos ou a sua interpretação.
Para se produzir uma boa reportagem, é fundamental que o repórter ouça todas as versões de um acontecimento, a fim de que a verdade apurada seja realmente a verdade que possa ser comprovada, não aquela que se imagina que é a verdade.
Sem comentários:
Enviar um comentário