As cartas são consideradas o meio de comunicação mais antigo do mundo.
Não se sabe ao certo quando elas surgiram, mas os reis do antigo Oriente Médio já escreviam cartas. Por ser também um dos registos mais antigos, alguns estudiosos apontam, inclusive, que a carta é a mãe de todos os géneros textuais, ao lado dos mitos e contos populares.
Já no Egito, mais de 4 mil anos antes da Era Cristã, já existiam mensageiros que levavam recados escritos a pé ou montados em cavalos e camelos. Entre os livros que formam a Bíblia, estão publicadas 21 cartas, escritas por Paulo e outros seguidores de Cristo, direcionadas a povos como os romanos e os habitantes da cidade de Corinto, na Grécia Antiga.
Nos Descobrimentos Portugueses, as cartas eram muito importantes. Assim que os marinheiros chegavam a novas terras, enviava-se correspondência ao rei, comunicando o descobrimento dessas novas terras.
O primeiro serviço postal semelhante ao que conhecemos hoje, com pagamento de selos para o envio da correspondência, surgiu em Inglaterra em 1840.
Antigamente, a base das comunicações eram as cartas. Cartas de amor, cartas oficiais, cartas dramáticas. Depois, veio o telefone. Agora, com a evolução tecnológica, tudo se resolve através do computador.
Sem comentários:
Enviar um comentário