novembro 27, 2016

Grandes Escritores

William Golding (1911-1993)


Escritor inglês, nasceu a 19 de setembro de 1911 na Cornualha.

 Filho de um professor primário, começou a escrever precocemente, com apenas sete anos de idade.
Após ter concluído os seus estudos secundários, ingressou na Universidade de Oxford, em Literatura Inglesa.
Em 1934, ainda estudante, publicou o seu primeiro livro.
Em consequência da deflagração da Segunda Guerra Mundial alistou-se na Real Armada Britânica, ascendendo pouco tempo depois ao posto de comandante de um torpedeiro. Presenciou o afundamento do couraçado alemão Bismarck e o desembarque na Normandia.

Finda a guerra, Golding retomou o ensino e a sua grande ambição, a escrita. Em 1954 publicou o seu primeiro romance, O Senhor das Moscas, que se tornou num sucesso de vendas imediato e internacional. A obra recria acontecimentos que decorreriam num futuro próximo, e conta a história de um grupo de crianças, após terem sido evacuadas de Inglaterra por causa de uma guerra nuclear, sobrevivem ao despenhamento do avião em que seguiam, e que mata todos os adultos. Chegando a uma ilha de coral, formam a sua própria sociedade, que começa por ser solidária e justa, para se ir tornando gradualmente numa autêntica anarquia.

Investido cavaleiro em 1988, William Golding foi vencedor de inúmeros prémios, entre os quais o prestigiado Nobel da Literatura, em 1983.

Faleceu em Perranarworthal a 19 de junho de 1993.

Sem comentários:

Enviar um comentário