março 14, 2018

Partes da Correção teste (C)

1. As estâncias fazem parte do episódio do "Consílio dos deuses",que pertencem ao plano mitológico e estão inseridas na Narração.

2. Os deuses encontram-se sentados por ordem de importância, sendo que os mais "antigos" , considerados "mais honrados"precedem os "menores", Assim, existe uma hierarquia entre os deuses, ocupando os mais poderosos lugares cimeiros e os menos importantes os lugares imediatamente abaixo daqueles. 

3. Júpiter é o deus mais poderoso e importante, designado, assim, pelo pai dos deuses. Nestas estâncias, mostra esse poder, pois é ele que dá início ao consílio, dirigindo-se aos outros deuses, informando-os do assunto que ali vai ser tratado, mas enaltecendo desde logo os feitos da gente lusa e chamando a atenção que "os Fados" já determinaram a sorte dos portugueses.

4. O Consílio dos deuses tem como objetivo determinar o futuro dos portugueses no Oriente.
    No momento em que iniciam a navegação no oceano Índico, mares desconhecidos até então, os deuses reunem-se no Olimpo para decidir se Vasco da Gama e os seus homens são merecedores de prosseguir viagem até à Índia. No entanto, Júpiter realça que essa decisão já está tomada pelos Fados, que nem os deus mitológicos têm poder para contrariar. (vv6,7 e 8 da estância 24).

5. Neste verso encontramos, simultaneamente, uma apóstrofe e uma perífrase.

5.1. Com estes recursos estilísticos pretende-se captar a atenção do auditório e enaltecer a qualidade dos membros desse mesmo auditório, isto é, os deuses. Assim, Júpiter consegue a atenção dos seus pares para o discurso que está prestes a iniciar, recordando-lhe a sua natureza e importância.





TEXTO B


a)F  b)F  c)V  d)V  e)V  f)V g)F

a) O narrador deste episódio é Vasco da Gama que conta a história de Inês de Castro ao rei de Melinde.

b) A história de Inês é contada após a vitória na Batalha do Salado.

g) O episódio de Inês de Castro insere-se no plano da História de Portugal.



GRUPO II

1.1 predicativo do sujeito
1.2 complemento oblíquo
1.3 complemento indireto
1.4 modificador restritivo do nome


Sem comentários:

Enviar um comentário