novembro 28, 2017

Correção do Teste


Cenários de Resposta


1. O verso indica a familiaridade e a cumplicidade entre o Onzeneiro e o Diabo. "Irás servir Satanás /porque sempre te ajudou." Ambos praticam o mal.

2. O bolsão é um símbolo caracterizador do Onzeneiro que significa o dinheiro recebido a juros altos.Representa a cobiça, a usura, a avareza e a ganância.

3. O bolsão é um dos argumentos de acusação do Anjo, pelo facto de este não caber na barca. Apesar de o Onzeneiro se defender, dizendo que vai vazio, o Anjo contra-argumenta, afirmando que o "coração" dele estava cheio de cobiça, avareza, ganância. (vv. 37,38;40;43).
 O Arrais do Inferno, tratando-o com familiaridade, mostra-lhe que uma vez que Satanás sempre o ajudou,e ele aceitou essa ajuda, é a vez dele entrar na Barca do Inferno. (vv.62,63).

4. O Onzeneiro, chegado à barca da Glória, invoca o facto do seu bolsão ir vazio e por isso não ter dinheiro para pagar a passagem, o que o faz sentir constrangido.


5. O verso  65 do excerto, assinala a tomada de consciência do erro do Onzeneiro, pois é neste momento que ele percebe que os atos cometidos em vida, ao roubar os seus clientes, levando-lhe juros elevados pelos empréstimos que concedia,foram errados. Procura, no entanto, um culpado para o facto.

6. Nestes versos temos presente a ironia, dado que o Diabo pretende dizer exatamente o oposto do que diz. O seu objetivo é divertir-se à custa do Onzeneiro, gozando com a situação em que este se encontra.

7. Com esta personagem-tipo, pretende-se criticar a ganância e a cobiça dos homens que não se importam de explorar o próximo, cobrando juros altos por empréstimos a dinheiro a pessoas que estão economicamente aflitas.

8. Neste excerto, encontramos cómico de linguagem, situação e de caráter.

9. O Parvo revela-se uma personagem diferente de todas as outras. Começa por aparecer sem qualquer símbolo específico, ao contrário das restantes personagens. A sua função é predominantemente cómica, mas de extrema importância considerando a máxima ridendo castigat mores.Acaba, no fim, por embarcar na barca da Glória, pois o Anjo não vê qualquer malícia nos seus eventuais pecados.